De forma a garantir um desenvolvimento sustentável do projeto, a maioria das atividades começarão a ser implementadas no 4.º, 6.º e 7.º anos.
Como atrás ficou descrito, a intenção global deste projeto é promover o ensino e aprendizagem de acordo com o que se espera do desenvolvimento das competências do século XXI ou seja, usando como metodologia de suporte o Inquiry based-learning e contando com o apoio de tecnologias que permitirão promover a colaboração e o desenvolvimento da criatividade, contribui para o reforço da taxa de qualidade do sucesso das diversas áreas disciplinares, com especial ênfase nas duas disciplinas estruturantes de Português e Matemática e fazê-lo nos anos terminais do 1.º e 2.º ciclo e no ano inicial do 3.º ciclo, em que nos parece que poderá haver maior impacto destas abordagens. Favorecer-se-á também uma perspectiva transdisciplinar cruzada em espaços diversos de trabalho com os alunos de acordo com as suas necessidades e preferências mas sobretudo de acordo com o que for diagnosticado em Conselho de Turma.
Alguns dos espaços de trabalho são os seguintes: Oficina de Português, Oficina de Matemática, Clube de Jornalismo, Clube Europeu, Clube do Ambiente, Oficina 3D, Biblioteca Escolar, Projetos “O Museu vem à Escola” e “Re… Conhecer”…