Artigo em destaque

Apresentação

O projeto i-Lewa – INOVAR- Laboratório Web de Aprendizagens, que aqui apresentamos visa a melhoria das aprendizagens, o incremento da criatividade, a promoção das literacias científica e digital e o uso das tecnologias em contexto educativo.

Preconiza-se a utilização de metodologias ativas e modalidades inovadoras de ensino que transformem os alunos nos protagonistas da aprendizagem, com o apoio dos docentes bem como o desenvolvimento dos conhecimentos e capacidades nas diversas áreas científicas, a promoção da curiosidade, do espírito crítico, da organização e tratamento de dados, do uso de fontes, da criatividade e do processo avaliativo, na participação em diversas atividades.

De acordo com o que se espera do desenvolvimento das competências do século XXI, o projeto procura usar como metodologia de suporte preferencial o Inquiry based-learning (Aprendizagem por Pesquisa) contando com o apoio de tecnologias que permitirão promover a colaboração e o desenvolvimento da criatividade, contribuir para o reforço da taxa de qualidade do sucesso das diversas áreas disciplinares, com especial ênfase nas duas disciplinas estruturantes de Português e Matemática.

Favorecer-se-á também uma perspetiva transdisciplinar cruzada em espaços diversos de trabalho com os alunos (Biblioteca escolar/Clubes/Atividades/Oficinas) de acordo com as suas necessidades e preferências mas sobretudo de acordo com o que for diagnosticado em Conselho de Turma.

Data:
19 – 10 – 2016

Projeto:
I-LEWA

Turma:
7.º D

Objetivos:
– Escrever segundo técnicas e modelos;
– promover a criatividades.

Atividade:
Aperfeiçoar a biografia de António Mota já realizada, e apresentá-la através do IPad recorrendo à aplicação (online) Smore.

smore

Equipa da E.B.Carlos Gargaté vence concurso APPLICA-TE

Applica-te é um concurso de ideias para alunos do 7º ao 12º ano, para a criação de Apps utilitárias para melhorar e/ou facilitar a vida das pessoas.

Trata-se de uma iniciativa da NOVA IMS – Information Management School da Universidade Nova de Lisboa cuja final nacional se realizou no passado dia 20 de maio de 2016.

As alunas Beatriz Coelho, Catarina Silva e Catarina Pombo da turma 8º A receberam o primeiro prémio pela sua aplicação “Nanny Here”.

Atividades (30)

Data:
11/05/2016

Projeto:
I-LEWA – Intercâmbio com escolas nacionais.

Turma:
12.º ano da turma do Curso Profissional de Apoio à Infância do Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio.

Atividade:
Workshops: Atelier de Pintura; atelier de reciclagem e de recorte e colagem e de Impressão.

Objetivo:
Disseminação do Curso Profissional de Apoio à Infância pelos alunos do 9.ºano.

Atividades (28)

Data:
03 – 05 – 2016

Projeto:
I-LEWA

Turma:
2ºD

Professores envolvidos:
Profª Ana Filipe

Objetivo:
Consolidar conteúdos gramaticais com utilização do Ipad.

Atividade:
Breve revisão das regras de segurança.
Exploração de jogos/exercícios gramaticais.

Foi uma atividade prática muito interessante em que os alunos evidenciaram muito interesse e empenho.

Atividades (26)

Data:
18/05/2016 a 06/05/2016

Projeto:
I-LEWA – AECG Solidário (projeto Escolas Solidárias)

Participação de :
Toda a comunidade escolar

Objetivo:
Sensibilizar os alunos para os problemas sociais da sua região;
Angariar alimentos para uma instituição de solidariedade local.

Entregámos aproximadamente meia tonelada de alimentos à CÁRITAS de Corroios, O Agrupamento está de parabéns!
Obrigada a todos os que participaram :))

Atividades (25)

Data:
11, 20 e 21 de abril de 2016

Projeto:
I-LEWA / O Museu vem à Escola

Atividade:
Sessão de sensibilização dos alunos para a temática da resistência ao Estado Novo

Professores envolvidos / Turma:
Céu Oliveira / 9º ano

No passado mês de abril o Núcleo de Arqueologia de Almada, no âmbito do projeto “O Museu vem à Escola” dinamizou uma sessão para cada uma das quatro turmas de 9º ano, na aula de História, subordinada ao tema “Vozes da Resistência” – contexto de História local, testemunhos orais e documentos relativos à resistência ao governo de Salazar.
Os alunos envolveram-se de forma muito positiva.