Uma escritora, uma vida, uma obra – e o próximo desafio é….
Vê e edita o documento acima, registando o nome das pessoas do teu grupo ao lado da ferramenta que vos calhou em sorte.
Sobre o texto dramático…. deves saber:
E a seguir…. um Kahoot 🙂
Matriz de Correção do Exercício de análise do poema “O papão”
2.1. “Ele” está presente em todos os momentos e em todos os locais: quando o sujeito poético vai sair para ir dar aulas; quando, “lá fora”, está com os colegas em reunião; ao fim do dia, quando regressa a casa; durante “toda a noite”, no seu leito.
2.2. As comparações utilizada nas descrição de “Ele” são “Mas o seu hálito / Marcou-me, frio como o tato duma espada.” (versos 9-10); “Ele faz frio e luz como um luar…” (verso 19) ; “O seu olhar, então, fuzila como um facho .” (verso 33); “Suas asas sem fim vibram no ar como um açoite…” (verso 34) .
2.2.1. Alguns exemplos das palavras que traçam um retrato desagradável do papão são: frio (duas vezes), espada, fuzila, facho, açoite.
- A presença do Papão provoca atrapalhação ( “me atrapalho”, “Gaguejo” ), medo e angústia ( “pálido / Com a garganta fechada” ), dor ( “me doem”, “ferindo-me” ), cansaço e agonia ( “ah, que maçada e que agonia!” ).
- A identidade de “Ele” é revelada na última estrofe.
4.1. Resposta possível: “Ele” é, afinal, o próprio sujeito poético (a sua imagem refletida no espelho). Poderemos interpretar o poema como uma reflexão sobre o facto de muitos dos medos que nos atormentam serem apenas o resultado de uma visão errada, distorcida da realidade, estando nas nossas mãos a possibilidade de deles nos libertarmos.
- a) V
- b) F (todas as estrofes são quadras)
- c) F (o n.º de sílabas métricas é variável)
- d) V
- e) F (na última estrofe, há rima interpolada e emparelhada – abba
- f) V
“Dizer as Palavras”
Escuta atentamente esta jovem que diz o poema “O sonho” do poeta Sebastião da Gama:
Como fazer um Resumo – não esquecer
Atividade de grupo (mesmo grupo da atividade anterior):
– Consultem a informação disponível aqui e aqui.
– Acedam à atividade “Um mapa cheio de poetas” e revejam à Biografia que já realizaram;
– Resumam o texto para cerca de um terço do número de palavras original. Podem copiar o texto, colá-lo noutro documento da Google Drive e trabalhá-lo aí (no final, não se esqueçam de verificar se está partilhado entre os dois alunos de cada par e o meu endereço de correio alunos@profteresa.net)
Não se esqueçam de manter a ordem de ideias original. Bom trabalho!
Se terminarem mais cedo, vejam aqui no blogue, a apresentação sobre Formação de Palavras e façam o exercícios do C.A. sobre o mesmo tema.
Oficina de Gramática: Processos de Formação de Palavras
Atividade a pares:
– rever a apresentação;
– realizar os exercícios deste tema no C.A.
Bom trabalho!
Sabes o que é a Pedra Filosofal?
Poesia Visual
O nosso próximo projeto de leitura:
Deves ler até ao dia 8 de fevereiro, por favor. Boa leitura!