O projeto “Novos Tempos para Aprender” resulta da iniciativa e vontade conjunta de todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas do Município de Almada. É um projeto inovador e agregador da comunidade educativa do Município de Almada.
Teve início no ano letivo 2019/20, e resultou da iniciativa dos 15 Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas da rede pública do concelho. Abrange cerca de 25.000 alunos, 2.500 professores e 58 estabelecimentos escolares.
Enquadrado na Autonomia e Flexibilidade Curricular, as Direções das Escolas do Concelho de Almada uniram esforços para desenvolver um projeto dinâmico com uma aposta estratégica na inovação e transformação de práticas pedagógicas e promoção de um maior envolvimento das comunidades escolar e educativa, pelo que a organização do Calendário Escolar do Município de Almada passou a ser feita em dois semestres em vez dos tradicionais três períodos letivos.
Este projeto visa melhorar a qualidade das aprendizagens e do percurso escolar dos alunos do município, nomeadamente:
Melhorar a qualidade do sucesso educativo de todos os alunos;
Diversificar práticas pedagógicas;
Garantir que, pelo menos, 50% das práticas avaliativas assentem na avaliação formativa e na diversidade dos instrumentos de avaliação;
Melhoria do bem-estar dos alunos e professores;
Reduzir o stress e o cansaço dos alunos com uma diferente organização do tempo escolar.

♦ Relatório final de projeto (janeiro de 2023)
♦ Continuidade do projeto (2022-2025)
♦ O projeto no agrupamento - apresentação (2022)
♦ Plano de Atividades - Prioridades e Sugestões de Ação (2021/2022)
♦ O papel do projeto no agrupamento - apresentação (2021)
♦ Relatório de execução intercalar (junho de 2021)
♦ Relatório Final (dezembro de 2020)