Este projeto tem como objetivo fornecer uma formação partilhada, reflexiva e experimental, mas consistente, a vários professores que para que possam desenvolver práticas pedagógicas diferenciadas e, simultaneamente, desenvolver e adquirir outras competências pedagógicas no domínio do processo de ensino/aprendizagem das artes, educação física, educação especial, matemática, ciências, físico-química, língua materna e línguas estrangeiras.
Como objetivos mais específicos, este projeto visa:
- Incrementar a interdisciplinaridade e a articulação horizontal entre as várias disciplinas.
- Incrementar as metodologias de resolução de problemas e “Inquiry Based Learning” centrando no aluno o processo de
ensino/aprendizagem. - Incentivar a aprendizagem em problemas do quotidiano aliando a teoria à prática.
- Desenvolver estratégias de trabalho colaborativo entre professores, alunos e funcionários.
- Utilizar as TIC como ferramenta facilitadora às abordagens colaborativas e inovadoras.
- Desenvolver atividades e projetos inovadores, interessantes e motivadores.
- Inovar na prática pedagógica através de metodologias ativas.
- Desenvolver capacidades relevantes ao nível da comunicação, colaboração, pensamento crítico e tomada de decisão.
- Reconhecer as artes e o desporto como fator fundamental para um desenvolvimento integral e equilibrado.
- Desenvolver, atualizar e incrementar as competências linguísticas dos docentes, com vista a uma maior facilidade na
comunicação, na investigação e, consequentemente, na prática letiva. - Promover a leitura como veículo fundamental para a comunicação e para o conhecimento.
- Reforçar a importância da Biblioteca Escolar como peça fundamental das atividades desenvolvidas no agrupamento;
- Incrementar as competências conducentes à inclusão de alunos com necessidades educativas, incapacidades físicas,
de minorias étnicas, migrantes e em risco de exclusão social. - Consciencializar a comunidade educativa para a importância crescente da educação STEAM nos vários níveis de
escolaridade e capacitar os professores para um papel de liderança na sua implementação. - Experimentar metodologias ativas de educação STEAM ao nível da turma e compartilhá-las em todo o agrupamento.
- Ajudar os participantes a reconhecer as diferentes formas pelas quais a Educação STEAM pode ser implementada em
outras áreas do currículo e experimentar recursos práticos e acessíveis para aplicar nas metodologias, com o objetivo
de melhorar as abordagens atuais de ensino/aprendizagem. - Conhecer professores de outras nacionalidades na EU e com eles participar em experiências de aprendizagem
pedagógica, científica e intercultural. - Solidificar e ampliar a rede de parceiros europeus para futura cooperação.