eTwinning

etwinning 150x1501O que é?

O eTwinning é a comunidade de escolas da Europa. 

Esta plataforma permite aos profissionais da educação (professores, diretores, bibliotecários) que trabalhem numa escola num dos países Europeus envolvidos, a possibilidade de comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar, em suma, sentirem-se, e efetivamente serem, parte da mais estimulante comunidade de aprendizagem na Europa.

A ação eTwinning promove a colaboração entre escolas da Europa, com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), proporcionando apoio, ferramentas e serviços que facilitam, em qualquer área disciplinar, a criação de parcerias, de curta ou longa duração.



 

Genius

eTwinning GeniusOs principais objetivos do projeto eTwinning GENIUS são dar aos alunos a oportunidade de se envolver em algo e desenvolver todo o tipo de habilidades fazendo coisas de que gostam ou em que são bons, para além das disciplinas escolares. Queremos ajudá-los a encontrar sua paixão. Como todos sabemos, as crianças enfrentam um elevado grau de desmotivação e acham muito difícil identificar as coisas de que gostam. Portanto, propomos a oportunidade de trabalhar num projeto, orientando-os para atingir um objetivo. Usaremos as metodologias IBL – Inquiry Based Learning e “GENIUS HOUR” como inspiração. Neste caso, os alunos podem passar algum tempo escolar a planear ou a desenvolver um trabalho de projeto fazendo coisas que realmente os motiva, tornando-os mais conscientes e participantes. Os alunos serão a estrela GENIUS para a turma e para outros, noutras escolas e noutros países. Compartilharemos projetos e ideias, paixões e motivações, desenvolvendo comunicação, sendo cidadãos proativos.
http://ajjuliani.com/20-time-guide/.

The main aims are to give students the opportunity to be engaged at something and to develop all type of skills by doing things they like or they are good at, other than the school subjects. We want to help them find their passion. As we all know, children are facing demotivation and they find very hard to identify the things they like. Therefore, we propose we give them the chance to work on a project, guiding them in order to achieve a purpose. We will use IBL - Inquiry Based Learning methodology. We will use the GENIUS HOUR as inspiration - it is based on a Google practice. In this case, students can spend some time at school planning or developing a project work doing the things that really matter to them and being more aware and participators in life. Students will be the star GENIUS to the class and to others in other schools/countries. We will share projects and ideas, passions and motivations, developing communication, being proactive citizens.
http://ajjuliani.com/20-time-guide/.

The Place Where I Live

No Projeto "The Place Where I Live", participaram oito escolas de sete países da Europa. É um projeto relativamente simples que envolve alunos dos 5 aos 12 anos.

"The Place Where I Live" é dedicado à descrição dos lugares mais interessantes que podem ser encontrados nas cidades de origem dos alunos que participam neste projeto.
Com este Projeto pretendemos:

Envolver os alunos no processo de aprendizagem;

  • Desenvolver hábitos de trabalho, de pesquisa, de seleção de informação;
  • Promover o trabalho em grupo;
  • Praticar e melhorar as competências TIC;
  • Praticar e melhorar as competências em Língua Portuguesa e Língua Inglesa;
  • Desenvolver laços de amizade com os alunos das escolas que participam no projeto;
  • Conhecer novas realidades, novos locais.

Trabalhos realizados:

theplace

Let's Play Together

lets play togetherO projeto “Let’s Play Together” foi planeado com base numa parceria multilateral Comenius.
Envolve crianças dos 8 aos 12 anos de idade de seis países (Portugal, Espanha, Polónia, República Checa, Eslováquia e Noruega) e tem como objetivos:
A troca de experiências entre os professores. A atenção centra-se no uso de jogos didáticos e novas metodologias no processo de ensino nas escolas. Pretende-se tocar nas principais disciplinas das escolas, como o inglês, as línguas maternas, a matemática, a ciência/história, a arte, a educação física e a música. A meta é criar um banco de dados de jogos didáticos testados, verificados e avaliados por todos os professores e alunos envolvidos, em todas as escolas europeias.
O desenvolvimento de capacidades de comunicação e competências sociais entre os alunos. O projeto pretende trazer uma nova motivação para as aulas, mostrar as novas possibilidades de comunicação eficazes e o uso do conhecimento escolar no contexto de vida real. Nesse âmbito, irá organizar sessões de comunicação à distância e troca de correio, workshops, concursos e visitas de estudo. Alguns dos alunos e professores terão também a oportunidade de visitar os países dos parceiros e de colocar o seu inglês em prática. Pretende-se, assim, abrir as mentes dos alunos para diferentes culturas, línguas e povos. Os alunos são muito jovens e é por isso que o projeto decidiu trabalhar com uma estrutura simples como as adivinhas e mensagens curtas.
A oportunidade de conhecer os sistemas educativos das escolas envolvidas, os parceiros, a sua cultura, tradições e história durante o processo desta cooperação. Foi escolhida a plataforma eTwinning, para a comunicação de professores e alunos por ser um espaço seguro para as crianças que permite a utilização de ferramentas digitais colaborativas úteis e variadas. A cooperação entre todos também irá desenvolver uma melhoria da literacia digital entre todos os participantes.
Saiba tudo sobre este projeto em: http://new-twinspace.etwinning.net/web/p97362
***
The project "Let's Play Together" is based on a Comenius multilateral partnership.
It involves children from 8 to 12 years from six countries (Portugal, Spain, Poland, Czech Republic, Slovakia and Norway) and its aims are:
The exchange of experiences among teachers. Attention focuses on the use of educational games and new methodologies in the teaching process in schools. We intend to play in the main subjects at schools, such as English, the mother tongue, mathematics, science / history, art, physical education and music. The goal is to create an educational game database tested, checked and evaluated by all teachers and students involved in all European schools.
The development of communication skills and social skills among students. The project aims to bring a new motivation for classes, show successful new communication possibilities and the use of school knowledge in real-life context. In this context, we will organize web based communication sessions and the exchange of mail, workshops, competitions and study visits. Some of the students and teachers will also have the opportunity to visit the the partners’ countries and to put their English into practice. It is intended, therefore, to open the minds of students to different cultures, languages and people. Students are very young and that is why the project decided to work with a simple structure such as riddles and short messages.
The opportunity to meet the educational systems of the schools involved, partners, their culture, traditions and history during the process of this cooperation. The eTwinning platform was chosen for the communication between teachers and students for being a safe space for children that allows the use of useful and varied collaborative digital tools. Cooperation between all will also develop an improved digital literacy among all participants.
Learn all about this project: http://new-twinspace.etwinning.net/web/p97362
***
O projeto Comenius "Let's Play Together" chegou ao fim. Veja aqui os produtos finais, um livro com adivinhas, sopas de letras e palavras cruzadas e uma coleção de jogos didáticos, em inglês, para as diversas disciplinas. Esperamos que gostem e que vos seja útil.
http://www.calameo.com/read/0036193432e62869c4bfb
http://www.calameo.com/read/0036123147a09fd77ff6a