Objetivo 1: Desenvolver metodologias ativas e inovadoras aumentando em 5% o número de professores em mobilidade, em cada ano de implementação do projeto.
Na perspetiva de desenvolver métodos de ensino inovadores e o uso de novas tecnologias, em ambientes de aprendizagem diversificados e significativos, com vista ao desenvolvimento das aprendizagens essências e das competências do séc. XXI, alinhadas com o perfil dos alunos à saída da escolaridade, iremos promover mobilidades dos docentes. Como follow up das mobilidades, os professores implementarão 1 projeto de metodologias ativas, em cada um dos ciclos (1º, 2º e 3º ciclo), anualmente, até 2027, através de: promoção de atividades de ensino fora da sala de aula (museus, teatros, bibliotecas, galerias, espaços públicos e espaços exteriores); sala de aula invertida; utilização de RED; Blending learning em espaços colaborativos; trabalho de projeto (STEAM, IBL, domínio de autonomia curricular DAC). Promover a mobilidade dos docentes, participando em cursos estruturados de capacitação profissional e jobshadowing para observação de metodologias ativas e diferenciadas em contextos reais.
Objetivo 2: Alargar a rede colaborativa por, pelos menos, uma nova parceria, em cada ano de vigência do plano.
Alinhado com a nossa visão estratégica, pretendemos alargar a nossa rede colaborativa, onde o professor é o facilitador principal, em cocriação de ambientes de aprendizagem, com a comunidade educativa, com especialistas externos, com a sociedade civil, com instituições/organizações nacionais e internacionais.
Objetivo 3: Envolver 5% dos alunos do 9º ano e 10% dos alunos do ensino secundário, anualmente, em mobilidades para promover a motivação e o sucesso educativo.
Promover a motivação e o sucesso escolar dos nossos alunos através da participação no programa ERASMUS +, desenvolvendo a sensibilização para interculturalidade e para uma consciência dos valores da União Europeia. Iremos priorizar a participação dos alunos em mobilidades de longa duração (por exemplo, 1 semana) em contexto educativo, assim como procurar a integração de alunos com menos oportunidades (alunos dos escalões A e B da ação social escolar, das necessidades educativas especiais) nas mobilidades.
Na seleção dos candidatos iremos equacionar, não só os alunos com menos oportunidades, como anteriormente referido, mas também aqueles que se destacam pelo seu mérito (académico, desportivo, valores e cidadania) e que muitas vezes não beneficiam de um plano específico de desenvolvimento.
Objetivo 4: Melhorar o ensino das línguas e a diversidade linguística nas escolas, através da mobilidade de docentes, discentes e pessoal administrativo e auxiliar, no mínimo de 2 por ano de vigência do contrato
Dar oportunidade a todos os professores de línguas estrangeiras (ING, FR e ESP) de participarem num curso de proficiência linguística, ao longo da vigência, com o intuito da valorização profissional e consequente melhoria do sucesso educativo dos alunos.
Dar oportunidade na preparação linguística dos docentes que nunca participaram nos projetos, por não conseguirem comunicar noutra língua, para que possam vir a integrar as mobilidades. Capacitar o Pessoal Não Docente em formação em línguas estrangeiras devido ao n.º crescente de alunos migrantes e refugiados não falantes de língua portuguesa, organizando mobilidades virtuais e/ou através da frequência de cursos a distância e/ou acompanhando os alunos nas mobilidades.
Dar oportunidade aos alunos de frequentarem cursos de férias escolares, de proficiência linguista, através de parcerias ou protocolos estabelecidos com as redes parceiras.