Decorreu entre os dias 30 de março e 5 de abril, no âmbito do projeto Erasmus+, a mobilidade a Soverato, no sul de Itália. Dez alunos da Escola Básica e Secundária Carlos Gargaté, selecionados de entre um grupo de setenta e dois candidatos, participaram numa fantástica viagem, durante a qual estiveram envolvidos em diversas atividades promovidas pela JUMP ACADEMY International Training.
As atividades realizadas incluíram desafios outdoor, com a formação de vários grupos compostos por alunos portugueses e romenos, o que permitiu um contacto mais próximo com a cidade, com as pessoas e as tradições, através de uma grande interação com os habitantes. Foram também realizados workshops com o objetivo de alertar para a importância dos eco-labels nas embalagens dos produtos que compramos regularmente para as nossas casas. Para tal, os alunos pesquisaram os rótulos de diferentes produtos nas mercearias locais.
Houve também atividades indoor, no Instituto I.S. GUARACI-CALABRETTA, que envolveram os alunos portugueses e alunas italianas. Os temas abordados estiveram essencialmente relacionados com as políticas ambientais da União Europeia e com a proteção do património cultural europeu, procurando melhorar o diálogo e promover o respeito entre os jovens cidadãos europeus. Foi ainda concluído o workshop sobre booktrailers, iniciado, online, algumas semanas antes.
Realizaram-se também diversas visitas pedestres, nomeadamente a Soverato Superiore, onde os alunos visitaram uma igreja local de grande importância cultural para a população e contemplaram um vasto campo repleto de oliveiras. Participaram ainda em atividades de exploração da natureza, na praia de Soverato e numa pequena floresta junto à marina. Houve tempo, também, para explorar a vila e participar em momentos folclóricos, com danças e trajes tradicionais.
Visitaram o Parque Scolacium, onde ouviram histórias sobre as raízes gregas e latinas da região da Calábria. Na última tarde, deslocaram-se até à aldeia de Badolato, onde jantaram e desfrutaram de uma vista maravilhosa sobre toda a região.
Foi, sem dúvida, uma experiência muito enriquecedora.










