Na sequência da semana passada em Valladolid, realizada no âmbito do intercâmbio entre o CRA Entreviñas (Valladolid) e o Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté (Charneca de Caparica) — onde cinco alunos do 5.º ano e três professoras representaram o nosso Agrupamento —, recebemos, entre os dias 24 e 28 de março de 2025, a comitiva espanhola, composta por cinco alunos e duas professoras.
Primeiramente, esta semana foi, acima de tudo, um exemplo do poder da educação não formal. Quando “a escola sai da escola” e se abre ao mundo, o conhecimento ganha vida. A escola também é feita de vivências e experiências. Embora nem todos os alunos tenham podido participar na deslocação a Valladolid, o entusiasmo gerado por essa experiência fez-nos querer envolver toda a turma nas atividades em Portugal. Graças ao apoio imprescindível da Direção, da Equipa Erasmus, à participação ativa do Conselho de Turma e ao envolvimento dos pais e encarregados de educação da turma do 5.ºC, conseguimos envolver toda a turma nas experiências e momentos que marcaram esta semana inesquecível.
A semana começou com a receção da comitiva espanhola, que foi acolhida na nossa escola na segunda-feira de manhã. Além das aulas em que participaram, tiveram a oportunidade de fazer um tour pela escola e assistir a um momento musical preparado pelos alunos da turma do 5.ºC. Durante a tarde, os alunos participaram em jogos tradicionais.
Na terça-feira, após assistirem às aulas, os alunos participaram num piquenique multicultural na Mata dos Medos. As famílias dos alunos trouxeram comidas típicas portuguesas, além de comidas dos seus países de origem. Após o almoço, a visita guiada pela equipa do ICNF, ao longo do percurso interpretativo da mata, ofereceu a todos a oportunidade de conhecer melhor a flora, a fauna e a geologia da região, em pleno contacto com a natureza.
Na quarta-feira, a manhã começou com uma visita ao Pavilhão do Conhecimento, com especial destaque para a exposição interativa “A Ciência da Pixar”. Seguiu-se um piquenique no Parque das Nações, antes de irmos para Belém, onde o grupo teve a oportunidade de visitar o Mosteiro dos Jerónimos e o Padrão dos Descobrimentos. E, claro, não poderia faltar uma paragem na famosa Fábrica dos Pastéis de Belém!
A manhã de quinta-feira foi passada na praia, com uma aula de surf e jogos de praia. À tarde, a diversão prosseguiu com uma aventura na Biblioteca escolar, onde tivemos uma sessão de robótica. À noite, celebrámos o “Farewell Dinner”, reunindo num jantar todas as pessoas que tornaram esta semana possível. Os pais, mais uma vez, prepararam pratos tipicamente portugueses, tornando a refeição ainda mais especial.
Na sexta-feira, após dias de partilhas, chegou o momento da despedida. As atividades terminaram com a certeza de que esta experiência Erasmus deixou marcas profundas de amizade e crescimento pessoal em todos os envolvidos.















