Sob a égide Comenius o AECG, ainda como Escola Básica Integrada da Charneca de Caparica, participou em 1999-2000 na sua primeira aventura europeia com o projeto “Parents as educators in Europe”. Com a intenção de “envolver os pais como agentes educativos”, já nessa altura o AECG demonstrava a intenção de inovar e ir mais longe nas políticas educativas, chamando a comunidade para uma participação mais consistente na vida da escola.

Daí para cá, sucederam-se os projetos europeus em que temos estado envolvidos: 15, concretamente. Com mais de uma centena dos nossos professores e alunos em mobilidade e centenas de professores e alunos estrangeiros que visitaram as nossas escolas.

A acreditação Erasmus é mais um passo importante, e fundamental, para o Plano de Desenvolvimento Europeu do AECG. Até 2027 iremos desenvolver uma série de ações que vão permitir a todos os agentes educativos (professores, alunos e funcionários) partilhar experiências e aprender com os parceiros europeus, em prol de uma escola mais inovadora, mais ativa, mais integradora, mais participativa e, sobretudo, pedagogicamente mais eficaz.