Read On

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READ ON - Reading for Enjoyment, Achievement and Development of yOuNg People é uma oportunidade para uma nova geração de leitores. O projeto visa apoiar e disseminar a paixão pela leitura nos jovens europeus, entre os 12 e os 19 anos, através do seu envolvimento ativo na reformulação das formas de vivenciar, compartilhar e criar literatura.

Apresentação (síntese) do projeto Read On


As histórias dos nossos alunos

O concurso contadores de histórias contou com a participação de 16 alunos do nosso agrupamento.

Com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos, os nossos alunos criaram, leram e gravaram histórias originais sobre os mais diversos temas.

Disponíveis em formato podcast, as histórias já se encontram publicadas. Para ouvir e desfrutar.

http://readonportugal.podomatic.com/

Concurso: Anthology Lab - short story - 2018

“Procuram-se histórias curtas para uma antologia”

O concurso “Anthology Lab - short story” é uma iniciativa promovida pelo Projeto READ ON https://readon.eu/en/home, através do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté.

O concurso tem como objetivo envolver jovens leitores na composição de novas antologias literárias, tendo em conta os seus próprios hábitos e interesses de leitura e não tendo receio de misturar clássicos com obras contemporâneas.

Anthology Lab - short story - Regulamento

Read On na Rádio Sim

O Projeto Read On foi divulgado na Rádio Sim com a escritora Margarida Fonseca Santos a falar sobre o impacto do projeto "A Ler Mais Eu Aprendo", na Escola Básica Carlos Gargaté.

No final, conta uma das histórias em 77 palavras, com o tema "prefixos".

Formação Read On na RFM

No passado dia 24 de fevereiro, um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas Carlos Gargarté participou numa sessão de formação nas instalações da rádio RFM, sob a orientação de Paulo Fragoso e Ana Margarida Oliveira.

Foi uma experiência maravilhosa para os alunos que aprenderam, entre outras coisas, a pensar numa entrevista criativa de forma a conseguir o melhor por parte dos entrevistados (atividade 6) e a pensar, estruturar e contar uma história (exercícios de organização, entoação, volume, velocidade, etc.).

Concurso: My Life In Strips

O concurso “My Life in strips” é uma iniciativa promovida pelo Projeto READ ON https://readon.eu/en/home, através do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté.

O concurso implica a conceção e desenvolvimento de uma Banda Desenhada subordinada ao tema “Transformation - Changing my life (in strips)/ My changing life (in strips)/ My life changing (in strips)”.

My Life In Strips - Regulamento

Concurso: Escrita Criativa - 2018

O concurso de escrita criativa é uma iniciativa promovida pelo Projeto Europeu READ ON https://readon.eu/en/home, através do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté, um parceiro deste projeto.

O concurso implica escrever um texto original e criativo subordinado ao tema “Não mais fronteiras: explorando, partilhando e celebrando as nossas diferenças”.

Escrita Criativa 2018 - Regulamento

Concurso: Contadores de histórias 2018

O concurso “Contadores de histórias!” é uma iniciativa promovida pelo Projeto Europeu READ ON https://readon.eu/en/home, através do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté, em parceria com Plano Nacional de Leitura PNL2027, uma rádio nacional e uma produtora.

O concurso implica a conceção e desenvolvimento de recursos digitais áudio e/ou vídeo, que consistam na produção colaborativa de uma história original ou no reconto de histórias já existentes (por exemplo, contos, fábulas, parábolas, mitos ou lendas).

Contadores de Histórias 2018 - Regulamento

A ler mais eu aprendo

A leitura é, e sempre foi, uma das prioridades do AECG.
Assim, se lhe disserem que, na Escola, se lê, autónoma e recreativamente, todos os dias, pelo menos 10 (dez) minutos, estarão a dizer-lhe que - todos nós (comunidade escolar) - fazemos parte de um projeto europeu denominado “READ ON”.

“A Ler Mais, Eu Aprendo” - Texto integrador

"The European Commission support for the production of this publication does not constitute an endorsement of the contents which reflects the views only of the authors, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein."